Para Clientes

Procedimentos, formulários, notícias e respostas para as dúvidas frequentes.

Conquiste sua certificação

Certificação

Atestação de terceira parte, relativa a produtos, processos, sistemas ou pessoas.

Nota 1: atestação é a emissão de uma comprovação, com base numa decisão decorrente de uma análise, de que o cumprimento dos requisitos especificados foi demonstrado.

Avaliação

A combinação das funções de seleção e determinação das atividades de avaliação da conformidade.

Certificação de produto, processo ou serviço

Meio de garantir a sua conformidade com normas ou outros documentos de referência aplicáveis. No presente documento, chamaremos o termo Produto  de  “Serviços ” conforme a definição da NBR ISO/IEC  17067/13, na qual o  termo “produto” também podem significar “serviços” ou “processos”. O objetivo global da certificação de produtos, processos ou serviços é dar confiança a todas as partes interessadas de que um produto, processo ou serviço cumpre os requisitos especificados.

Ciclo de certificação

Período de tempo, desde a concessão da certificação até ao final da validade do certificado, durante o qual a entidade certificadora realiza um conjunto de atividades de avaliação para verificação do cumprimento dos requisitos pela Organização certificada. No final do ciclo de certificação, pode ser reiniciado novo ciclo de certificação.

Cliente

Organização ou pessoa responsável perante um organismo de certificação por assegurar que os requisitos de certificação, incluindo os requisitos do produto, são cumpridos.

Nota 2: no presente Regulamento, em vez do termo cliente é usado Organização, candidata ou certificada.

Produto

Resultado de um processo, que pode ser um serviço, software, hardware ou materiais processados.

Processo

Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interatuantes que transformam entradas em saídas.

Serviço

Resultado de pelo menos uma atividade necessariamente executada na interface entre o fornecedor e o cliente, que é geralmente intangível.